Foursquare, aquele inútil

Um dos aplicativos que eu talvez mais tenha ouvido falar sobre inutilidade é o foursquare. Assim como o twitter, ainda é visto por muitos como algo completamente inútil, além de uma grande invasão de privacidade.

E era o que eu achava também, quando peguei o meu Galaxy 5, principalmente por que ainda tem muita gente que insiste em deixar todos os check-ins (nome dado ao ato de dizer que está em um determinado de lugar, pelo aplicativo) vazarem para o twitter ou facebook, poluindo a timeline dos amiguinhos.

Mas como o pessoal com quem eu ando usava e me disse pra testar, resolvi dar uma testada e o pior que podia acontecer era largar ele de lado.

Em primeiro lugar, privacidade. Assim como todas as ferramentas sociais, o foursquare tem níveis diferentes de privacidade. Por padrão, só quem pode ver onde você está são seus amigos. A exceção é que você pode, sim, pelo aplicativo ver quem está em um determinado local, se quando você fez check-in você deixou a opção de fazer esse check-in público ligada. Se Bob quiser encontrar Ana sem ser amigo dela, ele teria que ir olhando locais até encontrar o que ela fez check-in pela última vez.

Segundo lugar, a poluição do twitter e facebook. Isso é opcional. Quando você faz check-in num lugar, você pode marcar se quer compartilhar com twitter e facebook. Ou seja, seus amigos não precisam ver cada vez que você entrou num mcdonald’s se eles não quiserem (ou seja, se tiverem foursquare e você na lista de amigos).

Fazendo Check-In
Fazendo Check-In, note a possibilidade desabilitar qualquer share

Terceiro, e talvez mais importante: é útil, essa porra?

E a resposta é que ele pode ser. Você pode comentar nos lugares onde você vai, então pode por exemplo avisar que determinado lugar tem um mal atendimento, ou que um prato em especial é muito bom, que fica muito cheio em determinados horários, ou qualquer coisa do tipo. Então sim, pode ser útil. Não dá pra dar ratings pra um lugar, como dá por exemplo no trip advisor, mas isso não faz com que ele seja menos interessante.

Dicas de uma Venue
Dicas de uma Venue, pra bem e pra mal.

Existem as chamadas Mayorships, ou prefeituras, que servem para indicar quem é o usuário mais ativo daquele determinado local. Novamente, isso é opcional, se você não compartilha seus check-ins publicamente, você nunca será promovido a mayor e ninguém nunca saberá que você frequenta um determinado lugar. Mas do contrário, quando você vira mayor você não ganha nenhum super poder, exceto em lugares com “Specials”, que são raros aqui no Brasil. Basicamente, um dono de um estabelecimento pode marcar metas que destravam determinados brindes, como por exemplo uma sobremesa grátis pra quem for mayor do estabelecimento, ou um desconto de 5% para a primeira vez que fizer check-in num determinado local. (Aqui no Brasil um exemplo é o Spoleto, que o mayor ganha uma massa toda sexta)

Exemplo de Special
Exemplo de Special, no caso, do Spoleto do Botafogo Praia Shopping

E a parte inútil, que é a de disputar pontos com seus amigos. Toda vez que você faz check-in você ganha pontos, pontos extras pela primeira vez num estabelecimento, primeira vez num determinado tipo de estabelecimento, primeiro dos seus amigos, etc.

Exemplo de Check-in
Exemplo de Check-in

Existem badges também, que podem ser destravadas em determinados tipos de estabelecimento, como shoppings, restaurantes japoneses e pizzarias. Tudo pra ajudar no jogo interno entre os seus amigos.

Pra mim, o foursquare pareceu bem mais legal do que parecia. Fiquei meio viciado no negócio e sempre recomendo que as pessoas dêem uma olhada. Não culpe o aplicativo pelos maus usuários dele :)

 

2 thoughts on “Foursquare, aquele inútil”

  1. A única coisa que eu acho útil são os tips mesmo… eu mesmo já colaborei algumas vezes. Às vezes pode achar um ou outro amigo próximo, mas tem muita pouca gente que usa ainda, mesmo com a propaganda no Rock in Rio. Vejo também muita gente que criou conta, mas nunca usou…

  2. Depois de 2 anos usando o Foursquare, ele foi útil para mim pela primeira vez, pelo menos na utilidade que muitos imaginam. Fiz checkin em um lugar e um amigo q eu não via a bastante tempo e estava por perto viu o checkin e marcamos de almoçar. Mas como o Vinicius disse, as tips são geralmente interessantes, e o recurso Explorar tem estado cada vez melhor.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *