Vamos crowdsourcear?

Crowdsource, Crowdfunding, ultimamente esse tipo de coisa é comum de se ouvir. Pra quem pegou o bonde andando, em bom português, a idéia é juntar uma galera pra realizar uma determinada tarefa. No melhor estilo cada um faz um pouco, todo mundo sai ganhando. Um exemplo que funciona muito bem nesse estilo é a Wikipedia. Crowdsourced, porque a “Crowd”, ou seja, o povo faz o trabalho de manter as coisas atualizadas e corretas, e crowdfunded, porque de tempos em tempos eles pedem doações pra manter as coisas funcionando, servidores e tudo mais. Muita gente chama isso simplesmente de processos colaborativos, mas o nome pouco importa.

Existem alguns sites bem específico, como o Queremos que é pra fazer Crowdfunding de shows, em que a banda é contactada, o valor pro show levantado e dividido e os fãs podem trazer a banda (e em alguns casos, até ter o dinheiro devolvido e ir de graça).

Mas o post é sobre uma coisa que me agrada bastante: o google maps. O Maps é ótimo, tem vários recursos, mas todo mundo que tentou ir pra lugares mais distantes deve ter notado que ele é péssimo. Isso é porque o maps pega as fontes dos seus mapas de empresas locais. No caso do rio, por exemplo, é da MapLink. E dependendo do lugar, simplesmente não há quem disponibilize mapas.

E aí que eles inventaram o Map Maker. Essa ferramenta, que eu acredito que inicialmente era interna, agora é externa e qualquer usuário pode colaborar ajeitando ruas na sua cidade e tudo mais. Aqui no rio, o Map Maker é um “mapa alternativo”, ainda incompleto. Mas acredito que se o mapa do rio chegasse num estado razoável, ele poderia ser promovido a mapa principal. E com isso daria pra manter o mapa muito mais atualizado e corrigido. Além, é claro, de informar as coisas pra lugares mais distantes, como Penedo.

Por isso, convido todos vocês a ajudarem, entrarem no Map Maker e mapear uma ou duas ruas em volta da sua casa. Se cada um fizer isso, teremos ótimos mapas :)

 

3 thoughts on “Vamos crowdsourcear?”

  1. Bom, a vantagem pra eu preferir o maps é que eu não conhecia esse aí, e também porque o maps já tá mais integrado ao android, mas vou ver algum aplicativo pra esse aí :)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *