Cyanogen 7: Primeiras impressões

O Galaxy 5 é um celular com um ótimo custo benefício, mas o Android 2.2 da Tim/Samsung que veio com ele, tem uns bugs e eles começaram a me irritar conforme o tempo foi passando. O primeiro era com relação ao Wifi, se eu ficava muito na borda de um wifi, perto da região onde ele cai, o driver de wifi travava e aí pra ele voltar a funcionar só reiniciando. Tentei até um código que supostamente reiniciava o driver, mas sem sucesso.

Depois, o fato de ter vários aplicativos que não davam pra remover, alguns dos quais eu nunca usei, tipo o Layar. E por último, como gota d’água, ontem meu market zicou e resolveu parar travar a toda vez que eu entrava. Provavelmente se resolveria comigo reiniciando ou coisa do tipo, mas resolvi que era aí que eu ia aproveitar o Cyanogen pra Galaxy 5 que vi no outro dia.

O Cyanogen 7 é uma rom de android custom, ou seja, não é feito por nenhum fabricante, que implementa o android 2.3.x, no caso do Galaxy 5, o Android 2.3.7. Como é uma rom custom, é esperado que ele talvez não seja tão trabalhado quanto uma versão oficial, mas geralmente eles tem uma vantagem de versão sobre a versão oficial.

O procedimento para colocar a versão pode ser visto aqui ou aqui, mas ele varia de celular pra celular, então só deve ser seguido se o celular for um Galaxy 5. O procedimento todo não leva mais de meia hora, mas o ideal é que seja feito um backup antes de começar, já que é preciso fazer um factory reset.

Obviamente, a primeira mudança é a falta dos aplicativos específicos, como os da Samsung e da TIM. Mas isso pra mim é sempre uma vantagem. Em segundo lugar, tive a impressão que alguns menus e algumas outras coisas ficaram, de fato, mais rápidas. O Foursquare, por exemplo, me pareceu conseguir resolver o GPS e obter a lista de locais mais rápido, mas pode ter sido impressão.

Em segundo lugar, o problema com o wifi parece ter sido resolvido.

Uma coisa que eu reparei é que ontem, logo depois da instalação, ele reiniciou, ao menos duas vezes. No entanto, me recordo de ter acontecido algo parecido depois de inicializar o celular na versão que veio com ele também. Ontem, no entanto, isso aconteceu no caminho pra casa, e ele parou de rastrear o exercício, pelo Noom/CardioTrainer e de tocar músicas. Hoje pela manhã, ele ficou mudo, enquanto eu andava, sem motivo aparente. O som de media foi a zero e até agora não sei exatamente o porque. Vou testar mais uma vez a volta pra casa e ver se o problema permanece pra reportar pro sujeito da thread.

Segundo é o gerenciador de contatos. O da rom stock é um da Samsung, modificado e embora pareça ter as mesmas funções no gerenciador de contatos do cyanogen, talvez você demore a se acostumar com as novas localizações delas.

As primeiras impressões do Cyanogen são boas. Me pareceu ter valido bastante a pena atualizar. Mas com o tempo eu vou colocando novas impressões, se for o caso.

One thought on “Cyanogen 7: Primeiras impressões”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *