Meus 1001 dias

Quando comecei com essa idéia de 101 coisas em 1001 dias eu comecei por um único motivo, eu nunca tinha feito uma bucket list, ou lista de resoluções de fim de ano, ou coisa que o valha. E achei o período bem interessante, pouco menos de três anos, dava pra colocar coisas a curto e médio prazo.

E foi assim, com essa idéia que eu comecei a lista. Com coisas que estava pra fazer há tempos e deveria fazer em algum momento próximo, com coisas que eu achava que seriam bons guias nos anos seguintes, com coisas que eu gostaria de fazer mais, esse tipo de coisa.

Tirar da inércia, esse era o ponto da lista. Sabe, eu costumo me dar bem com compromissos públicos, então uma lista era um incentivo a mais para fazer essas coisas, porque eu tinha me comprometido a tentar fazer aquelas coisas.

Bom, talvez eu tenha errado em alguns pontos da minha lista, mas no fim, eu acho que ela valeu a pena e vou fazer uma versão dois nos próximos dias. Então vamos a avaliação:

O que eu fiz de errado?

O meu primeiro erro foi colocar muitos “Comprar”. Sabe, foram quase 20 coisas pra comprar e o problema disso é que certas coisas estavam completamente fora do meu orçamento (Como o #64, a Loft Bed), outras acabaram se tornando desnecessárias ou próximo disso (hoje em dia não sei se realmente preciso de um relógio. Estou sempre com meu celular a mão). Na próxima lista vou deixar essa parte de comprar pra minha wishlist.

O meu segundo erro foi o de não acompanhar a lista mais de perto, como vocês vão ver no resumão das tarefas, que eu vou postar depois, teve tarefas que eu completei mas nunca coloquei aqui, nem risquei.

Uma outra coisa foram tarefas que, embora mensuráveis, eram meio esquisitas de medir, como a #11. Cara, eu não vou ficar contando quantas pessoas eu abracei, e acho que dei um pouco de bobeira de colocar coisas nesse estilo, embora a intenção fosse boa.

Uma tarefa que eu escolhi particularmente mal foi a #29. Eu não achava que a mania do fotolog fosse morrer, como morreu, e também não achava que o mirror que eu hospedava aqui fosse sofrer o ataque de spams no comentário que sofreu. Mesmo assim, eu comecei a fazer um script pra fazer um backup do fotolog, vou manter num xml, com as imagens na mesma pasta, pra importar pra alguma coisa no futuro, quem sabe. Vou ver se faço algo semelhante pro Photoblog. Mas não vai dar tempo de fazer tudo em 10h, de modo que vai ficar sem completar :)

O que eu fiz certo?

Eu acho que uma boa coisa da lista, como já disse, é a ajuda pra planejar o curto-médio prazo, então as tarefas que envolviam coisas que eu tinha que fazer mas que acabavam sendo chutadas sempre mais pra frente foram uma boa.

Tarefas como a #14 e a #15 me fizeram continuar na seletiva mesmo com preguiça porque eu queria completar as metas. Porque um problema que eu tenho é de deixar coisas pra lá porque elas me dão trabalho nas minhas horas vagas. No fim das contas eu vi que não era minha praia, mas não teria visto se não tivesse ficado até o fim, certo!?

Tarefas como a #93 me fizeram sair mais de casa, a #69 e a #70 me fizeram retomar a leitura, coisa que de tempos em tempos acaba ficando meio esquecida por causa da faculdade.

Acho que o mais certo, no fim, foi fazer a bendita lista. Sabe, esse negócio de resoluções de fim de ano é um pouco de bullshit, sim, mas se você se comprometer, ele te dá uma direção pra seguir. E como essa lista é um pouco maior, um pouco mais a médio prazo, você tem tempo de colocar coisas importantes de verdade. Coisas como terminar a faculdade, por exemplo. Ou terminar o seu mestrado, ou começar aquele seu curso de linguas que você sabe que não vai dar pra começar esse ano, mas que você quer começar antes que seja tarde demais.

Eu recomendo pra todo mundo uma lista dessas. Mesmo que seja só pra você avaliar quais são as próximas 101 coisas que você quer fazer, e depois você esqueça a lista.

Mas acho que foi uma experiência importante, e eu vou repetir :)

2 thoughts on “Meus 1001 dias”

  1. Dá-lhe!! Eu já estou vendo coisas totalmente absurdas nessa minhanova (acaba ano que vem). Gostei do sue post explicativo. Vai fazer outra?

    De qualquer forma, vc foi mto melhr que todos meus amigos que fizeram isso haha Mto incentivo ;D

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *