A utilidade do Google Wave?

Uma das coisas mais discutidas, depois que o hype passou, é pra que diabos serve o Wave?

Afinal, quem já tem email não tem muita necessidade de trocar por algo que é mais lento e aparentemente tem as mesmas features, provavelmente implementadas pior, ao menos por enquanto.

E eu tenho que concordar que não tinha visto nenhuma utilidade naquela bagaça, até que semana passada eu precisei fazer um Brainstorm sobre um jeito novo de fazer uma das tarefas do laboratório que eu ajudo a gerenciar.

Como a idéia era fazer um brainstorm, eu queria que todos participassem, e o problema de usar email pra isso, é que vez por outra as pessoas esquecem de dar “reply to all” e aí a parada não funciona como deveria.

Não valia a pena criar um grupo de discussão só pra isso, já que seria só um tópico e acabou.

E aí eu abri meu wave, incluí as pessoas que queria que estivessem no brainstorm, e comecei a escrever.

Acho que finalmente achei a serventia, e por isso estou escrevendo: Usem o Wave pra situações onde pessoas possam ser incluídas depois. No caso do brainstorm, alguém podia lembrar de algum amigo que conheça bastante do assunto sendo falado e incluir para que ele pudesse falar sobre o assunto também.

Se fosse por email, teria o inconveniente de ter que repassar toda a thread original para a pessoa, além de ter que dar um jeito de incluir em todos os emails enviados dali em diante (as pessoas poderiam dar reply num email antigo da discussão, antes de ele entrar)

Ou seja, acredito que o Wave seja bom para duas situações: Brainstorms e organizações de eventos. Nesses dois casos incluir mais gente é uma possibilidade (“Hey, vou convidar fulano, tô incluindo ele no email”) e acho que no Wave isso é mais natural.

E vocês, quais serventia vocês acharam pro Wave?

3 thoughts on “A utilidade do Google Wave?”

  1. O Chat do MSN cai no mesmo problema do Email: se você resolver incluir alguém, o cara vai chegar sem ter pego o início da discussão.
    Sem contar o problema a mais: é preciso que todo mundo esteja online, o que dependendo do contexto, não é fácil.

  2. “Whiteboard virtual” para explicações matemáticas, pois tem gadget que insere fórmulas em LaTeX no Wave. Bem, essa foi a única utilidade real que eu já tive.

    Agora, para “whiteboard gráfico”, sugiro o http://www.twiddla.com/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *