Controlando seu dinheiro

Bom, o que mais tem pela internet é gente explicando como economizar o seu dinheiro, como é importante pagar a si mesmo primeiro e todo o resto. Mas eu acho que algo importante é planejar bem o que você vai fazer com seu dinheiro. Sentar no início do mês e botar no papel quanto dinheiro você tem disponível pra cada coisa no decorrer do mês, onde você vai gastar o que e tal.

Durante algum tempo eu fiz isso de cabeça. Eu calculava mais ou menos quanto eu gastei em cada coisa durante o mês, e com base nisso calculava quanto ia gastar no mês seguinte, quanto podia gastar e tal. Já conhecia gente que usava outros métodos: cadernos de despesas, planilhas do excel e até alguns programas.

Embora idéias boas, o caderno de despesas faz com que você tenha que calcular coisas na mão, não é uma boa. Eu peguei com um amigo a mania de gostar de gráficos. Eles realmente representam melhor as coisas ao longo do tempo, numa planilha ia dar trabalho ter algo assim. Então sobravam os programas, que eu não conhecia nenhum, por isso continuava fazendo de cabeça.

Até que me mostraram o myMoneyLog. O myMoneyLog é um projeto de controle de despesas “lightweight”. Ele guarda os dados num arquivo texto, é executado localmente no seu computador, e funciona nos browsers mais comuns.

A evolução das contas com o passar do tempo
A evolução das contas com o passar do tempo

A boa do myMoneyLog é que além de fazer tudo que uma planilha pode fazer, você ainda fica com dois gráficos: por conta e por categoria do gasto. Tem informações úteis, como por exemplo, seu gasto médio com as categorias. Claro que por ser um aplicativo lightweight, a parte de backup fica por sua conta. E é bom fazer um sempre que possível, já que qualquer problema significa perda significativa de dados. Uma opção, que o próprio Nishimura sugeriu, é usar o Dropbox, que funciona muito bem pra isso. :)

Estou usando o programa desde abril e ele tem me facilitado bastante a organização. Recomendo fortemente. A curva de aprendizado é bem pequena. No site do programa tem um link de demonstração, testa lá, clique aqui! :)

3 thoughts on “Controlando seu dinheiro”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *