A ingênuidade das pessoas com tecnologia

Já dizia a 3ª lei de Clarke:

Any sufficiently advanced technology is indistinguishable from magic.

Acredito que isso é o maior problema das pessoas. Acreditar que tecnologia é mágica. Já comentei por aqui o quanto as pessoas acham que computadores são seres com vida própria, mas além disso, eu vejo com frequencia as pessoas tendo suas contas roubadas, fotos que não deveriam ir a público aparecerem na internet, e na maioria das vezes, é por pura ingenuidade. Ultimamente tem acontecido muito no Twitter. Um dos admins do site tinha sua senha como dictionary, ou seja, era uma palavra comum e conhecida, sem nenhum tipo de modificação. Assim, tipo, “Deus”. Porra.

E ainda hoje em dia eu vejo pessoas colocando suas datas de nascimento como senha. “Ah, é que é muito difícil gravar senha, né?”. E tasca-lhe engenharia social. Ainda mais com orkut, facebook, twitter, hoje em dia cê nem precisa mais falar com a pessoa. Basta ver num dos serviços a data de nascimento e pronto.

Antes dessa onda de redes sociais, o comum era que fotos que não deveriam ir a público, tipo fotos durante sexo e coisas assim, acabarem vazando na internet quando computadores iam para o conserto. Nesse caso, embora eu ache meio inconsequente deixar esse tipo de coisa no computador, o desconhecimento tecnológico até poderia desculpar e aí tem também a falta de ética dos técnicos e tal. Mas hoje soube de um caso em que um casal colocou as fotos no flickr, e parece que lá tem opções de compartilhamento tipo as do orkut, de limitar quem pode ver determinado álbum. As fotos vazaram, claro. Eu até acredito na bondade das pessoas, então acredito que o mais provável é que uma das pessoas na tal lista deixou sua conta logada em um computador público e bang, perdeu.

Já vi em laboratórios da faculdade contas de email logadas tantas vezes, essa seria só mais uma.

Será que dá pra mudar? Fazer as pessoas notarem que a internet não é um mundo cor de rosa? E mais importante ainda.. Botar algo na internet equivale a mijar na piscina. Você pode até não ver, mas ainda está lá, em algum lugar, provavelmente em vários lugares. Nem que seja guardado num canto sujo de um hd de alguém, até o dia que ele resolver que aquilo é bom pra postar em algum lugar. Faça o seu papel para um mundo melhor: conscientize um amigo sobre a importância de uma senha segura, de pensar duas vezes sobre botar alguma coisa online e sobre a segurança dos arquivos dele.

One thought on “A ingênuidade das pessoas com tecnologia”

  1. Pois é Lond, eu concordo… Não me surpreenderia se visse uma foto da minha bunda em algum lugar que não fosse postado por mim… risos. O exibicionismo virtual é um risco, não aceito quem posa de ingênuo, tipo: “Oh, como isso foi acontecer?!” No meu caso, mesmo sem fotos, já aconteceu de uma das pessoas que protegi o nome sob inicial apenas (lembra que no começo do meu blog eu usava uma sopa de eltrinhas? A. B. C….) se reconhecer na trama do post… risos. Foi até divertido. Acho que é preciso muito cuidado, o ideal seria nem fazer, postar, guardar… Não existe nada 100% seguro.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *