Transferir os posts do Blogger.com.br pro WordPress – Parte II

Esse post ainda é um campeão de ocorrências. E infelizmente o método que eu indiquei nele já não funciona como deveria. Portanto, hoje resolvi botar no ar um método que funcione pra ajudar os que chegam aqui procurando uma luz. Vamos lá.

Uma pequena introdução: uma coisa interessante é notar como o blogger.com.br parou no tempo. O blogger.com é gerenciado pela Google. Embora seja uma ferramenta de blogging que eu pessoalmente não gosto, ele ainda tem atualizações, possui hoje em dia feeds rss, e outras coisas que são tão úteis na comunidade blogueira dos dias de hoje.
Já o blogger.com.br está nas mãos da globo.com, não me lembro muito bem, mas acho que o blogger.com.br foi vendido pra globo.com, ou talvez alugado, vá saber, e do mesmo jeito que ele estava quando eu comecei a usá-lo em 2004, ele continua hoje em dia.
Com isso, é comum as pessoas quererem migrar pra fora dele. Ou mais, quererem tirar suas coisas do ar, porque as vezes as idéias e opiniões mudam, e as que estão online já não mais condizem com o que você pensa. Mas no blogger.com.br não há opção de fazer backup. Ainda mais de usar de ferramentas de migração. Para isso, esse tutorial.

Em primeiro lugar, vamos começar pelo princípio. Salve todas as suas páginas de arquivo do blogger. Elas serão todas modificadas, e no caso de dar algum problema no meio da migração, você terá os arquivos em algum lugar pra pegar os arquivos.
Um problema desse método é que em teoria ele só funciona para blogs com até 999 posts. Digo em teoria porque claro que você pode ir olhando de mês em mês e importando os meses manualmente, mas se o seu blog tem mais de 999 posts, provavelmente isso será bem entediante. Mas dá pra ser feito.

Bom, se você já fez os backups necessários (ou ignorou essa etapa), então tá na hora de ajeitar a página principal. Vá nas configurações do seu blog no blogger e mude as seguintes opções:

– Mostrar os últimos XXX Posts: coloque para 999
– Formato do Cabeçalho de Data (ATEN????O: Esta opção parece estar ao contrário, o nome correto dela seria formato de data. No caso do nome ser ajeitado, basta buscar nas duas opções, pois somente uma delas apresenta esse formato): 2/26/2009 09:21:07 PM (ou seja, mês/dia/ano hora:minuto:segundo AM/PM)

Agora, vá até o seu template, e cole o seguinte código lá (Lembre-se de guardar seu template, se for de seu interesse!!):

<?xml version="1.0" encoding="ISO-8859-1" ?>
<rss version="2.0"
xmlns:content="http://purl.org/rss/1.0/modules/content/"
>
<channel>
<description>Personal blog</description>
<link>(Endereço do blog)</link>
<title>(Título do Blog)</title>
<Blogger>
<item>
<title><$BlogItemDateTime$></title>
<description><![CDATA[<$BlogItemBody$>]]></description>
<content:encoded><![CDATA[<$BlogItemBody$>]]></content:encoded>
<author><$BlogItemAuthorEmail$> (<$BlogItemAuthorNickname$>)</author>
<guid>(Endereço do blog)/<$BlogItemArchiveFileName$>#<$BlogItemNumber$></guid>
<link>(Endereço do blog)/<$BlogItemArchiveFileName$></link>
<pubDate><$BlogItemDateTime$></pubDate>
</item>
</Blogger>
</channel>
</rss>

Mudar os lugares onde está escrito (Título do blog) e (Nome do blog) não é necessário. Mas para um rss bem formatado, esses campos são necessários. Agora salve o seu template, vá até o painel de posts e clique em publicar. Se tudo tiver corrido bem, você deverá ter quase o rss pronto para ir para o seu wordpress.
Temos dois problemas, porém. A data que o blogger fornece pra nós está quebrada. E ele não lê o feed RSS corretamente.

Bom, para consertar isso, eu fiz um pequeno script em perl que vai pegar o feed que você acabou de gerar do seu blog, corrigir esses dois problemas, e em seguida irá lhe enviar o arquivo pra que você possa utilizar no wordpress. Então, siga este link e faça os passos necessários. Esse procedimento foi testado com sucesso no wordpress 2.7.1. Então, se o seu wordpress está numa versão inferior, atualize antes de começar!

A saída do script será baixada para o seu computador, de modo que você agora poderá ir no seu wordpress e na opção de manage clicar em import -> rss.
OBS: na versão 2.7 o import foi para o menu tools.

Bom, espero que isso ajude mais gente por aí afora. Afinal, ainda tem muita gente que vem visitar esse blog com esse intuito.

Bônus: Se você caiu no caso chato de ter um blog com mais de 999 posts, não se desespere. O que você deve fazer é ir nas configurações do seu blog no blogger e clicar em republicar todos os posts. Isso fará com que o seu arquivo seja atualizado para o formato do rss. Com isso, ao invés de você usar a sua página principal como endereço no script, você deverá usar o endereço dos arquivos, um-a-um, até que você tenha importado todo o seu blog. O trabalho não é divertido, mas a menos que você tenha escolhido arquivar semanalmente, não deve demorar muito. Boa sorte!
Ah, não se preocupe com posts repetidos. Eles não são importados automaticamente pelo WordPress.

17 thoughts on “Transferir os posts do Blogger.com.br pro WordPress – Parte II”

  1. Ai Lond, e comofaz pra ter cópias dos nossos posts do blogspot? Backup, neh, q fala?

    Reparou o tanto q sou nerd, neh?

    Então se vc souber e tiver tempo, explica beem explicadinho?

    Nossa, eu qro demais aprender isso!!!

    brigada e bisous

  2. Lond, muito obrigado cara. Seu tutorial foi ótimo e resolveu 100% a importação de um blog que eu estava precisando fazer. Agradeço muito sua dedicação e clareza ao expor os passos e ainda ao fazer o script Perl.

    Um grande abraço!

  3. Pode me ajudar, conseguir fazer tudo, exceto ajeitar a data, o teu script ta retornando erro para o endereço do blog. Ele ainda está funcionando?

  4. Olá Daniel!
    Corrigi um probleminha nele. Tente de novo. Mas dessa vez, coloque o endereço do seu blog sem o “http://” na frente, okey?
    Qualquer coisa, grita! :)

  5. Esse método ainda funciona em 16/03/2010? Eu consigo fazer tudo, mas na hora de importar não tem a opção IMPORTAR > RSS no WordPress…

  6. Olá Gustavo!
    Então, eu tô usando a última versão do WordPress aqui, 2.9.2, e tem o link em importar sim.
    Eu acho que no WordPress.com, onde eles oferecem o serviço gratuito, realmente não dá pra importar por RSS.

    Espero ter ajudado!
    Abraços

  7. Your file has been successfully uploaded. We will begin processing your import right away.

    Apareceu algo mais ou menos assim p mim…dizendo q meu arquivo foi upado perfeitamente mas no entanto meus arquivos não aparecem na minha página inicial do meu blog no wordpress.com…o q faço? meu blog do blogger.com.br ficou com o RSS funcionando tbm normalmente…fui em ferramentas>importar>blogger>Have a Blogger export file? e selecionei o arquivo criado p usar no wordpress…

    Se fiz algo errado or favor me informe por email ou se há uma nova maneira de importar do blogger p o wordpress, desde já agradeço :)

  8. Wagner, cê parece ter feito tudo certo, será que, caso sejam muitos posts, o WordPress não está importando os dados ainda?
    Eu ouvi falar que no WordPress.com eles tem um filtro na hora de importar os dados, pra evitar spam, mas quando ouvi isso era porque só alguns posts tinham sido importados, ao invés de todos. Não sei se é o seu caso.
    Vou te mandar um email pra ver se consigo te ajudar.

  9. Camila,
    Esse erro acontece ou quando você informa a url errada e ele não acha o blog, ou quando ele não está no formato que eu indiquei no post.
    Tente ver se é um desses problemas!
    Abraços!

  10. Oi Lond!
    Estou tendo o mesmo problema que Camila. T__T
    Verifiquei tudo varias vezes, mas nao sei o que fiz de errado.

    Agradeço qualquer ajuda. ?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *