Nostalgia e Memória

Ando meio nostálgico. Acho que é toda esse negócio de vida de adulto, com pouco tempo, com obrigações e tudo mais. Bate uma saudade da época que eu chegava em casa à tarde, depois do colégio e pensava: “Então, que eu vou inventar de fazer agora?”

Acho que eu, e várias pessoas com tanto tempo de internet quanto eu, devem sofrer de males semelhantes. Hoje estava vendo fotologs antigos. Quando as pessoas viam fotos antigas era uma coisa, mas com fotologs, blogs é diferente, você vê histórias passando na sua frente. São registros de uma época, pessoas mudam, então aquilo é o registro de pessoas, de como elas eram e nunca mais vão ser.

Curioso isso. Ainda mais que hoje em dia, com cache do google, archive.org e todo o resto, você não perde textos na internet. Imagens pode até ser, mas textos, não. Você sempre pode ir no archive.org e procurar aquela página que hoje em dia dá 404. ?? muito provável que esteja lá.

Nada se perde. O mal? Divago…

O cérebro humano tem que esquecer. A memória humana, limitada, por vezes abitrária, tem um modus operandi muito certo. Mas a internet? Ela destrói um pouco disso. Não esquecemos mais. Estamos a um clique de uma memória perdida. A um clique de um passado distante. Anos atrás. Meses atrás. Normalmente esquecemos detalhes. Mas se descrevemos um dia num post de um blog, isso está lá. ?? parte da internet. E agora só é. Ele existe. Em algum cache, em algum lugar, você vai esbarrar com isso de novo daqui há anos.

O bom? ?? ótimo reviver as coisas. E o cérebro humano funciona por associação, então por vezes ler algo escrito há anos não só te lembra do acontecimento, mas também te faz lembrar daquilo que você estava pensando ao escrever. Preocupações, medos, felicidades, vontades.

Nunca sentiu cheiro de infância? Aquele cheiro de alguma coisa que te faz lembrar daquela felicidade infantil, despreocupada e sem motivo. O olfato é talvez o sentido mais facilmente associado com memórias.

Será a memória o novo mal do século?

One thought on “Nostalgia e Memória”

  1. Rapaz, interessantíssimo vc falar disso. Eu tb, dia desses, andei passeando por flogs antigos, inclusive o de Joakarow. Muito mudou. Acho até que TUDO mudou. Tava comentando isso com o K0br4 dia desses, acho que sinto muita saudade da nossa “inocência” na época inicial do canal, das conversas, do jeito de ver a vida, de viver a vida, sei lá. ??s vezes penso que era feliz e não sabia.

    Sinto muita falta daquele tempo, das coisas que aconteceram. ?? impressionando como, de vez em quando, associo uma música a algo q aconteceu no canal. Estou escutando umas MP3 e, pum!, de repente me lembro de um acontecimento qqer, lembrança gerada por uma música que, normalmente, nem escutava na época.

    Vida de adulto sucks, you know? Mas tenho certeza de que quando eu estiver com meus 40 anos, vou estar sentado num bar, conversando com amigos, tomando uma cerveja, e reclamando que a vida é uma merda. Que meus vinte e poucos anos é que foram felizes. ^^

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *