Doom

O Kid tava falando de jogos velhos essa semana, e por acaso, eu estava revivendo um jogo velho pra jogar, também. O bom e velho Doom. Sim, aquela carnificina desmedida que todo mundo já deve ter jogado :D

Doomsday Screenshot
Fireball!
Mas jogar o originalzão é mais difícil hoje em dia, rodar DOS precisa de DOSBOX ou coisa semelhante no Linux e tal, então eu peguei o Doomsday, que também já tinha usado antes.

Doomsday Screenshot 2
Hmmm. Baldinho de ácido :)

O Doomsday é o seguinte, há uns anos atrás a engine do Doom teve o código lançado. Aí o pessoal pegou e resolveu reescrever ela com as tecnologias que apareceram ao longo dos anos desde que Doom foi terminado. Daí aproveitaram e fizeram modelos 3D pro jogo, já que originalmente, era tudo em sprites(sim, isso mesmo. os sprites giravam pra dar a impressão de 3D). E mesmo com os gráficos sendo de alguns anos atrás, são bons o suficiente pra mim, já que lembram dos originais, mas melhores o suficiente.

Doomsday Screenshot
Veja o detalhe na shotgun.

Dei um Emerge no meu Gentoo, botei o jogo pra rodar e me deliciei com o velho doom de roupa nova. ?? muito bom essa nostalgia :)

Então fica aí a dica, pra quem quiser. Doomsday tem pra Linux, Mac e Windows. Infelizmente, o desenvolvimento parece estar parado no momento. O que é triste, mas ainda assim, tem versões estáveis e funcionais que dão pra jogar bem :)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *