#71 – Ver o filme e ler o livro de ???O nome da Rosa???

Então.. Demorou, mas saiu.

Pois é,  nunca tinha visto o filme, ou lido o livro, embora ouvisse muito bem falar sobre a história. Há algum tempo atrás vi o filme. E logo depois comprei o livro num sebo, pra ler também.

Pois bem, gostei dos dois, mas o filme é melhor que o livro, em muitos aspectos. O livro, escrito pelo Umberto Eco, é, segundo o autor, sobre um manuscrito que ele encontrou em uma viagem e se perdeu. O manuscrito, que ele nunca conseguiu descobrir se era de verdade, depois de algumas pesquisas, ele seguiu fielmente, embora tenha achado melhor deixar num tom de romance, já que as fontes não eram confiáveis.

Mas imagine a narração de um Monge de 1300. Não que seja horrivelmente chata,  mas eu tenho um ponto de vista diametralmente oposto ao dele. :D

Fora que mesmo sendo basicamente a mesma história, livro e filme, o filme corta algumas partes que são desinteressantes para a grande maioria (leia-se os não historiadores). Como por exemplo, qual era a situação da igreja naquela época, detalhes sobre “hereges” e outras coisas mais.

No mais, uma boa história. Gostei :)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *