Guardando os segredos do PC

Bom, cada um tem seus arquivos pra guardar.. Em alguns casos a pornografia pra esconder da família, em outros aquelas fotos que nem deveriam ter sido tiradas, em outros documentos e trabalhos que valem muito pra ficar num cd desprotegido, ao alcance de qualquer um.

Pra contornar isso, foram criados programas que conseguem guardar seus arquivos com senha. Mais legal ainda, é que criaram programas Open Source e portáveis que fazem isso.

Descobri hoje o Truecrypt, um programa que faz exatamente isso que eu falei. O programa funciona da seguinte forma, ele permite que você crie um arquivo de um tamanho qualquer. Esse arquivo então recebe uma senha que você escolhe e então é encriptado, de modo que a olho nu ele parece simplesmente um arquivo qualquer.

Porém, quando você abre o arquivo no Truecrypt e insere sua senha, o arquivo vira como que um pendrive virtual, abrindo um volume onde você pode salvar todas as suas coisas secretas, e desligar a vontade.

Ao contrário de outros programas, como alguns que vi há alguns anos que simulavam senhas em pastas do rWindows mas que caso fossem desligados perdiam a sua eficácia, mesmo sem o programa, ou mesmo que alguém saiba que o arquivo é do programa, é necessária sua senha para abrir o bendito arquivozinho..

Por isso, divirtam-se e aproveitem. Escondam tudo que quiserem :)

http://www.truecrypt.org/ 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *