E ainda dizem que o Windows é mais fácil…

algum tempo atrás eu falei que tava querendo reviver uns pcs velhos aqui em casa. Pois bem, um deles parece meio defunto mesmo (O PII), mas o outro funciona bem como sempre (o 486/586, nunca sei). Daí fui tentar instalar um SO nele há algum tempo e não conseguir bootar pelo CD. Resolvi deixar pra lá pra tentar depois.. Hoje, enquanto estudava pra prova de amanhã, resolvi fazer um teste: Colocar o HD do 486 no meu pc, instalar o Debian e passar de volta pra lá. Vale notar que isso não funciona no Windows, por N problemas.

Botei instalando e voltei a estudar. Como botei a instalação mínima (cd Net-inst, que instala o sistema básico e depois o resto ele baixa da internet), a instalação demorou uns 20-30 minutos e tava tudo pronto.

Botei o HD de volta no 486, liguei e foi como se o sistema tivesse sido instalado nele, rodando perfeitamente bem. Agora tenho que configurar a internet nele e depois a rede, mas vai dizer. No Windows eu ia ter que fazer um disquete de boot, catar como habilitar o cd pra boot (porque a bios é velha e estranha, não sei como funcionaria) e depois instalar (o que levaria eras num 486). E ainda seria um versão velha (98, no máximo). Esse debian é o novo, já com atualizações de segurança instaladas.

Santa diferença, batman! :)

2 thoughts on “E ainda dizem que o Windows é mais fácil…”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *