Lond Script, a nova versão saindo do forno

Pois é, quando o Lond Script começou há uns anos atrás, a intenção era ser só pra um amigo, mas aí outros foram pedindo e tal, até que eu tive que reescrever ele todo nas férias passadas, como está relatado lá pra quem quiser ler.

Mas conforme fui incluindo coisas, a linguagem de script do mIRC começou a ser limitante, e eu já estava querendo mudar pro linux de vez, de modo que isso estava me limitando bastante, ter que ficar preso ao mIRC.

Foi quando comecei a escrever o plugin em C++, que faria as mesmas funções do script, só que com todas as otimizações que eu pudesse fazer por ser pré-compilado.

Pois bem, aproveitando isso, a mais nova função – e que acho que é interessante também – do script é a de otimizar a mensagem antes de enviar. Deixa eu explicar:
O mIRC há um tempo atrás introduziu uma feature que acabou virando padrão, cores nas mensagens. Pra isso, são usados alguns códigos: pra cores, pra negritar, pra sublinhar e pra fazer reverse (que na prática coloca a mensagem com o inverso da cor atual padrão de mensagens) e pra botar o texto de volta ao normal.

Ou seja, digamos que eu chame os códigos de c, b, u, r e o, respectivamente. Se eu quisesse colocar cores no meu texto, faria algo assim:
c03,04meu texto aqui.

Pois bem, mas quando você faz essa colorização automática — como é o caso com o auto color do script — muitas vezes esses códigos ficam uns por cimas do outro, o que aumenta muito o tamanho da mensagem (já que os códigos e números são contados como caracteres) e o máximo de caracteres do padrão do IRC são 600, na maioria dos servidores.

Agora, no script, eu introduzi um otimizador na saída, de modo que ele procura por códigos que estejam uns por cima dos outros (como duas cores seguidas, ou cor seguida de código pra voltar ao normal), e apaga, entregando ao XChat (ou mIRC, futuramente) o melhor possível.

Tá, não é o melhor possível, mas eu estou trabalhando para que seja xD

Enfim, só tô postando porque achei uma idéia legal de inserir no Script (agora Plugin), porque embora seja transparente ao usuário, vai ser uma coisa a mais pra quem for usar.
Pretendo ver se coloco também pra ele quebrar linha automaticamente em caso de mais de 600 caracteres e mais umas firulas, mas nada certo, ainda.. ;)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *