Os seres humanos e a monogamia

Por vezes eu tenho esses pensamentos doidos, e foi mais ou menos por isso que eu criei essa bagaça.

Sempre achei estranho quando seres humanos falavam em monogamia. Seja sincero com você mesmo, com quantas pessoas na sua vida você já ficou? Ou ainda, com quantas tentou ficar? E se você ainda não esteve nessas situações, veja como exemplo algum amigo ou parente: aquele tio que se casa várias vezes, a prima que sempre tem um namorado novo, etc.

Pense o que quiser, mas não acho que o ser humano seja um animal monogâmico. A maioria dos animais não é! Uma pequena busca na internet e só achei algumas aves que são completamente monogâmicas, como o pinguim e o albatroz. Até porque, a poligamia gera maior variabilidade genética, aumentando a resistência da espécie.

Os seres humanos, em geral, apresentam um comportamento completamente não-monogâmico. Pergunte pra alguns amigos seus que já namoraram quantos deles já traíram? E quantos já foram traídos? Chuto, porque acredito que assim são formadas todas as estatísticas, que mais de 50% vão responder sim a pelo menos uma pergunta, se não às duas. Não é assim que funciona pros humanos. Não sei bem em que época surgiu essa necessidade de ser monogâmica na sociedade humana. Talvez uma forma de tentar se proteger melhor, durante o início da espécie (afinal, com uma parceira fixa, não corriam o risco de não dar cria, e assim prolongavam a espécie), que acabou vingando até os dias de hoje.

Depois, com o controle da igreja, virou pecado. Não que isso tenha ajudado muito, as pessoas continuavam, às escondidas, traindo ou ficando com pessoas diferentes, mesmo antes do casamento.

Na verdade, só escrevo isso tudo porque acho que a poligamia é mais normal do que a monogamia, ainda mais numa espécie – teoricamente – racional, como a espécie humana. Enfim… Pensamentos jogados ao léu ;)

Aliás, um a mais: já notaram como é só tocar no assunto de monogamia pra ver como as pessoas já reagem logo com o “Tá querendo chifrar, né? Ahhh.. então foi chifrado!” euaheuhae

3 thoughts on “Os seres humanos e a monogamia”

  1. Eu quero saber é quando deixaremos de ter essa visão monogâmica, para ter uma visão poligâmica. ?? inútil lutar contra nossa natureza, ora bolas…
    E outra, a Nat compartilha do teu ideal poligâmico? Se sim, meus parabéns, a minha namorada não pode nem pensar que tenho essa visão, senããããão… ZIP! E eu nunca mais me preocuparei com mono ou poligamia. xD

    E outra piadinha que escuto sempre que falo que deveríamos ser poligâmicos: “Não, deixa do jeito que tá. Se com uma sogra já tá foda, imagina acumulando?” ahsuahsuahs

  2. Me lembrou tanto meu querido Rafael falando. Tanto, tanto. Que saudade dele. ;~
    Mas concordo com tudinho aí em cima. Mas vai falar isso em público? Toma pedrada até a morte. Tem que ver quando as pessoas reagemquando eu digo que não exijo fidelidade, mas consideração. Chega a ser cômico. xD

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *